Atividades Permanentes
Exposição “Delirium"
por Carolina Bitencourt da Costa
Local: Espaço Diversidade (Prédio T - Rua Martim Lutero)
Descrição: A temática dessas peças aborda questões como autotranscendencia, espiritualidade, existencialismo, se configurando estilisticamente no surrealismo místico. Estes trabalhos refletem momentos de dificuldade enfrentados nos últimos anos, onde a arte foi ferramenta de autoterapia e transformação.
Exposição “Nem Tão Doce Lar”
por FLD-COMIN-CAPA
Local: Sala 101 (Prédio U)
Descrição: A Nem Tão Doce Lar é uma mostra interativa e itinerante que traz para o espaço público cenários que remetem ao espaço doméstico, popularizando o debate sobre a violência contra mulheres, crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. A metodologia também prevê realização de oficinas e rodas de diálogo sobre a temática.
Saiba mais em: https://fld.com.br/nem-tao-doce-lar/
Exposição Fotográfica
“Mulheres na Pandemia”
por Graziela Rinaldi da Rosa
Local: Sala de Recepção do Prédio H
Descrição: A exposição foi criada a partir do projeto de extensão “Fazendo o Bem. Não Importa a Quem” (2020-2022), realizado pela FURG, campus São Lourenço do Sul. O objetivo dessa proposta é valorizar o trabalho extensionista realizado nesse período tão crítico, e o protagonismo de mulheres profissionais que atuaram diretamente no projeto e que estiveram à frente dessa luta contra o Vírus e os impactos da COVID-19.
Exposição “(R)EXISTIR”
por Natalie Loyola, Alice Canello e Isabella da Cruz
(Diretoria Cultural do Grêmio Estudantil do IFSul Campus Sapucaia)
Local: Antessala Auditório Katharina (Prédio H)
Descrição: É um projeto da Diretoria Cultural do Grêmio Estudantil do IFSul Campus Sapucaia. É pensado como uma contribuição para o estabelecimento de espaços de respiro de todos os rótulos impostos sobre o que é a comunidade LGBTQ+, também para mostrar a leveza e a diversidade de ser da comunidade. E, acima de tudo, está sendo realizado para valorizar as produções artísticas dos estudantes do IFSUL, como uma forma de reconhecimento dos espaços que podem ocupar e as suas potencialidades de criação.
Interações em cerâmica “Memórias
de liberdade, identidade e criticidade”
por Marilia Thiesen
Local: Tenda dos Movimentos Sociais
Descrição: A ceramista Marilia Thiesen preparará uma peça composta de muitas pequenas peças e acompanhará na Tenda as pessoas participantes do Congresso interessadas em expressar-se artisticamente a partir da cerâmica. A modelagem, o desenho, a pintura entre outras interações serão a marca registrada de cada participante, região ou país representado no evento. O conjunto de interações e peças resultará em um produto específico que será finalizado no verniz e forno pela ceramista após o evento. Trata-se de um material com fins pedagógicos e/ou litúrgicos que integrará a Campanha de superação aos fundamentalismos realizada pelo Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST em parceria com organizações, redes e grupos da América Latina e Caribe. O objetivo da interação é constituir coletivamente um recurso metodológico que possibilite movimento itinerante das peças entre grupos, eventos e países interessados em utilizá-lo para trabalhar o tema dos fundamentalismos.
Importante: A arte criada configura na doação da peça ao projeto