Protestantismo em Revista

Protestantismo em Revista é uma publicação semestral eletrônica de acesso livre (ISSN 1678-6408) do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST). Publica textos inéditos e revistos em inglês, português, espanhol e alemão de docentes e discentes vinculados a um programa de pós-graduação, na área da teologia ou da ciência da religião e, num espectro maior, das ciências humanas, das ciências sociais aplicadas e na área multidisciplinar, que possuam uma relação temática com o fenômeno religioso e suas várias expressões. 

Missão: Divulgar pesquisas científicas acerca do fenômeno religioso e suas expressões nas imbricações que constituem a vida humana (história, economia, cultura, política, arte, geografia, sociedade meio ambiente e suas variações). Difundir o conhecimento científico da área da teologia e das humanidades em geral. Ser memória pública da produção de conhecimento contemporâneo acerca do fenômeno religioso. Oportunizar a divulgação da produção científica discente.

Este periódico está indexado no Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - Oasisbr , no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no EBSCO, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org,  no SUDOC- Système Universitaire de Documentation, no DOAJ (Directory of Open Access Journals) e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais. This periodical is indexed in the ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), a product of the American Theological Library Association, 300 S. Wacker Dr., Suite 2100, Chicago, IL 60606, USA. Email:atla@atla.com, www: http://www.atla.com.         clique aqui

    

 

 

Notícias

 

CHAMADA PARA ARTIGOS 2020/2021

 

DOSSIÊ: IDENTIDADES E SOCIABILIDADES RELIGIOSAS NO BRASIL ATUAL: FORMAS DE EXPRESSÃO E CRISES DE PARADIGMAS

ORGANIZADORES: Prof. Dr. Celso Gabatz (PPG Faculdades EST), Prof. Dr. Jefferson Zeferino (PPG PUC-PR

EMENTA: Este dossiê busca ampliar o horizonte compreensivo dos cenários das identidades e sociabilidades religiosas na atualidade brasileira. Pretende-se repercutir a emergência das subjetividades, os conceitos e categorias que sustentam a análise de uma maior individualização da fé e possíveis continuidades, transformações e perspectivas para sugerir que no lugar das identidades fixas e absorvidas por herança e tradição, há, cada vez mais, uma afirmação de trajetórias individuais de identificação. Busca-se retratar experiências que multiplicam expressões e sentimentos, abrigam expectativas, ampliam escolhas, expandem significados que as pessoas atribuem à própria vida ao responder, aderir ou resistir, às demandas do presente.

Prazo para envio de artigos: 31 de maio de 2021

Previsão de Publicação: Julho de 2021

DOSSIÊ: PROTESTANTISMOS E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA 

ORGANIZADORES: Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper - (PPG Faculdades EST), Prof. Dr. Arnaldo Huff Jr. (PPG Ciências da Religião UFJF).

EMENTA: A face mais visível do protestantismo contemporâneo na América Latina, o pentecostalismo e suas variadas facetas, hegemoniza hoje, em grande medida, o debate acerca das relações entre protestantismo e sociedade. Entretanto, usando a imagem cunhada pelo escritor italiano Luigi Pirandello (1867-1936), o protestantismo seria, na verdade, desde os seus primórdios, um personagem em busca de um papel. Visando a sua inserção no contexto latino americano, o protestantismo percorreu uma trajetória acidentada que já foi muito pesquisada e debatida. Caberia, então, um balanço destes muitos esforços analíticos até porque não é possível falar do protestantismo atual sem compreender o percurso realizado. O presente dossiê busca, portanto, recolher pesquisas sólidas que apresentem balanços críticos das muitas teses já desenvolvidas sobre a relação entre protestantismo e sociedade na América Latina, mas, acolherá também pesquisas que se proponham a descortinar novas teses ou perspectivas sobre essa relação elusiva.

Prazo para Envio de Artigos: 30 de Setembro de 2021

Previsão de Publicação: Dezembro de 2021

 
Publicado: 2019-09-16
 
Outras notícias...

v. 46, n. 2 (2020)

Sumário

Editorial
Celso Gabatz
PDF
01-05

Dossiê

Noli Bernardo Hahn, Livio Osvaldo Arenhart, Amabilia Beatriz Portela Arenhart
PDF
06-22
Taiane Martins Oliveira, Claudete Beise Ulrich
PDF
23-36
Ivan Kiper Malacarne
PDF
37-49
Ruben Marcelino Bento da Silva, Ingrid Smarzaro Rodrigues Schultz
PDF
50-64
Charles Klemz, Wagner Fernando Kind Strelow
PDF
65-75
Ezequiel Hanke
PDF
76-89
Rosângela Angelin, Edemir Braga Dias
PDF
90-106

Religião, Sociedade e Educação

Karina Fonseca Soares Rezende
PDF
107-116
Tiago Nunes Pinheiro
PDF
117-127
Scheila Roberta Janke
PDF
128-140

Debates Teológicos

Robson Barbosa Silva
PDF
141-152
Gladson Pereira da Cunha
PDF
153-170
Francisco Alves de Oliveira
PDF
171-197
Edenis Cesar Oliveira
PDF
198-210
Wilhelm Wachholz, Liria Andrea Suárez Preciado
PDF
211-221

Autores estrangeiros convidados

Raimundo C. Barreto Jr.
PDF
222-242
Wanda Deifelt
PDF
243-254

Resumos e Resenhas

Oneide Bobsin
PDF
255-259

Nominatas de pessoas avaliadoras

Celso Gabatz
PDF